Em qualquer parte do mundo, seja em que altura for, uma coisa é certa: ninguém sabe tudo!
A questão é que alguns assumem isso e outros deviam aprender a fazê-lo.
De qualquer modo, o meu professor de Dimensões é um bom exemplo do primeiro caso (raro na cidade dos Doutores).
Refiro isto porque na aula de hoje, face a uma questão mais complicada, e sem saber bem o que responder, decidiu dar-nos uma lição sobre esta mesma matéria.
Segundo este pensador da economia estratégica dos tempos modernos, é essencial não dar a entender que não se faz a mínima ideia do que se está a falar. Para tal, e para responder a questões cuja resposta é desconhecida, existem três métodos essenciais:
Mal se apercebeu ele que ao 'ensinar' estes métodos deu aos alunos todos os dados necessários para saber quando é que o devem ignorar, tendo em conta que ele nada sabe em relação a certos assuntos... e com sorte, talvez um destes métodos resulte no exame final!!
A questão é que alguns assumem isso e outros deviam aprender a fazê-lo.
De qualquer modo, o meu professor de Dimensões é um bom exemplo do primeiro caso (raro na cidade dos Doutores).
Refiro isto porque na aula de hoje, face a uma questão mais complicada, e sem saber bem o que responder, decidiu dar-nos uma lição sobre esta mesma matéria.
Segundo este pensador da economia estratégica dos tempos modernos, é essencial não dar a entender que não se faz a mínima ideia do que se está a falar. Para tal, e para responder a questões cuja resposta é desconhecida, existem três métodos essenciais:
- Método nº1: Começar por elogiar a questão e responder qualquer coisa desinteressante, acabndo num tema completamente diferente. Diz ele que perante uma afirmação do tipo "Ora aí está uma questão extremamente importante e pertinente!" o sujeito que fez a questão fica mais 'manso' e rapidamente perde o interesse pela resposta, não se apercebendo que o assunto referido já nada tem a ver com a pergunta.
- Método nº 2: 'Dar palha' e, no final, citar um qualquer autor russo, checo ou jugoslavo com um nome esquisito, para deixar toda a gente numa perplexidade tal que ninguém consegue reagir.
- Método nº 3: Dizer que, dando a resposta, a 'coisa' perde a piada e que é muito mais engraçado cada um investigar por si próprio.
Mal se apercebeu ele que ao 'ensinar' estes métodos deu aos alunos todos os dados necessários para saber quando é que o devem ignorar, tendo em conta que ele nada sabe em relação a certos assuntos... e com sorte, talvez um destes métodos resulte no exame final!!
1 comentário:
Duvido que resulte no exame! :P
Enviar um comentário