sexta-feira, abril 13, 2007
A Lição Mais Importante do Dia de Hoje
Vagueando pela rua, um jovem acabava de beber 33 cl do seu refrigerante preferido, comprado no café da esquina uns minutos antes. Ao passar por um caixote de lixo grande, verde, bem visível, o jovem decide colocar a embalagem (uma bela lata de metal) cuidadosamente no chão. Como se tivesse acabado de praticar uma boa acção, empina o nariz e segue o seu caminho confiante, sem mais olhar para trás.
Um pouco atrás, seguia um senhor de alguma idade que, ao ver uma bela lata de metal direitinha e ainda fresca no chão, ao lado daquele vistoso caixote verde, decide, cuidadosamente, apanhá-la e colocá-la (não tão direitinha quanto isso) dentro deste último.
Ainda mais atrás seguia eu, que não pude deixar de pensar para mim que o jovem, em vez de levantar o queixo e seguir em frente, bem podia (num momento mais reflectido) ter olhado de relance para trás, para ver a (boa) acção do senhor de idade. Talvez aprendesse ali a lição mais importante que o dia de hoje lhe podia dar.
N.B.: Num mundo em que os mais novos (cada vez mais com o nariz empinado) encontram cada vez menos o lugar dos menos novos, talvez não fosse mau que, de vez em quando, também olhassem para trás. Certamente que descobririam coisas que (certamente) não encontram bem à frente do seu nariz empinado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário